top of page

Museu da Independencia

O Museu do Ipiranga é a sede do Museu Paulista, que é um museu especializado em história e cultural material e integra a Universidade de São Paulo.

O edifício em que hoje estão instaladas as exposições e espaços para atividades educativas e culturais foi projetado para ser um monumento em comemoração à Proclamação da Independência, ocorrida em 1822. O edifício foi construído entre 1885 e 1890. Em 1894, o recém-criado Museu do Estado (Museu Paulista) foi transferido para o monumento.

Foi assim que as histórias do Museu público mais antigo de São Paulo e do Monumento à Independência se misturaram e, desde então, ele ficou conhecido como Museu do Ipiranga.

 Ao todo, o novo espaço abriga salas de exposições temporárias e de atendimento do programa educativo, café, auditório, loja e uma área confortável de acolhimento, tornando-o compatível com os grandes museus internacionais. Também, receberá novos mobiliários, projetos de iluminação e multimídia, além de ter boa parte do acervo restaurado.

Além disso, as exposições de longa duração serão ampliadas e renovadas, abordando questões mais atuais, que estão dentro da linha de pesquisa: Universo do Trabalho, Cotidiano e Sociedade e História do Imaginário. Outra melhoria implantada será o aumento da acessibilidade, a fim de promover a inclusão de pessoas com deficiência

Periodo
 Meio Período

Serviços opcionais
Transporte executivo
Ingressos
Monitores  Gratitude Viagens
Nivel 
Infantil

 

ipiranga 1
ipiranga 2
ipiranga 3
ipiranga 4
ipiranga 5
botão whatsapp 1.png
bottom of page